PUBLICIDADE

Qualidade do atendimento ao usuário do SUS deve melhorar em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Tendo como foco a qualidade de vida no trabalho e a humanização do atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde (Sus), a Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Secretaria de Estado de Saúde (Ses) dará continuidade, neste ano, às ações e estratégias de estímulo, capacitação, avaliação contínua das equipes bem como a melhoria dos trabalhos realizados e oferecidos aos pacientes do Sus em todo o Estado de Mato Grosso.

De acordo com a superintendente de Desenvolvimento de Recursos Humanos (SDRH), Tânia Maria Zulian, a humanização implica na valorização dos diferentes sujeitos do processo de produção de saúde: usuários, trabalhadores e gestores. “Queremos dar seqüência as ações que visam o desenvolvimento bio-psico-sócio cultural dos servidores e cada vez mais atender melhor os usuários”, disse Tânia Maria.

Para alcançar este objetivo as Coordenadorias de Qualidade de Vida no Trabalho (CQVT) e de Humanização e as Gerências de Desenvolvimento de Pessoas (GDP) e de Provimento de Pessoas (GPP) já estão com os seus cronogramas de atividades definidos. Entre os mais diversos projetos que serão realizados estão: o de “Integração”, que visa promover a socialização do novo servidor da Ses a sua unidade de trabalho, o “Focalizando a Gestão de Pessoas”, voltado para a descentralização dos serviços de gestão de pessoas por meio da formação de multiplicadores nas unidades regionalizadas da Saúde e o projeto “Cooperar – Programa Conviver e Melhorar”, que tem como público alvo os servidores e visa inserir a filosofia da cooperação e promoção de valores e atitudes que propiciem a integração da equipe e estimulem comportamentos cooperativos. Para este ano, o “Cooperar” irá atingir todos os servidores da Central da Ses, incluindo, superintendentes, coordenadores e gerentes.

Os “Doutores Palhaços” do “Programa Saúde com Alegria”, que visam humanizar e ajudar na recuperação dos pacientes do Sus em hospitais da rede pública é outro projeto que está sendo desenvolvido pela Superintendência de Recursos Humanos. De acordo com o gerente de Humanização, Fábio Júnior da Silveira, o grupo é composto por profissionais com formação em Educação Artística e servidores da Saúde. Em Cuiabá, os “Doutores Palhaços” visitam pacientes nos Prontos Socorros de Cuiabá e Várzea Grande e nos Hospitais Universitário Júlio Muller (HUJM), Hospital Geral Universitário (HGU) e do Câncer. “No ano passado, cerca de 13 mil pessoas foram atendidas”, disse. O programa também já funciona nas unidades e hospitais regionais de Colíder, Cáceres, Rondonópolis e Sorriso.

A Coordenadoria de Qualidade de Vida também realiza programas como os de “Saúde Ocupacional”, que inclui o acompanhamento das atividades da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), de “Ginástica Laboral”, e de “Insalubridade”, que no ano passado atendeu em média dois mil processos.

Outros projetos são os de “Organização do trabalho e satisfação profissional” e de “Prevenção e Promoção da Saúde do Servidor”, que promove ações que visam reintegrar o servidor de forma bio-psico-sócio-cultural por meio de visitas domiciliares, hospitalares, institucionais, acompanhamentos nas perícias, consultas e internações, além da realização de pesquisas com destaque para as de “Análise situacional”, “Morbidade Referida” e “Absenteísmo”. De outubro de 2003 até dezembro de 2005, em média, 305 servidores foram acompanhados pela CQVT e, atualmente, são atendidos 60 funcionários.

Tânia Zulian citou ainda o projeto “Levantamento de necessidade de capacitação e desenvolvimento” (LNCD), cujo objetivo é diagnosticar as necessidades de capacitação e desenvolvimento nas áreas fins e sistêmicas da Ses. O servidor tem ainda a oportunidade de participar de atividades culturais como os Corais da Central, do Cridac, Cermac e do MT-Hemocentro, reunião de oração e atividades educativas em parcerias com Superintendência de Atenção Integral (SAI), Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e Educação e Saúde, dentre outros.

Em 2005, também foi realizada uma pesquisa de “Análise Situacional no Adauto Botelho e unidades” (Ciaps – Adauto Botelho, Hospital Dia, Caps AD, Capsi, Lar Doce Lar, Unidade II – Presídio Pascoal Ramos, Unidade III – Ambulatório e Unidade III – CTR) com o objetivo de diagnosticar a situação existente nas unidades em relação ao contexto físico, organizacional e relacional no qual o servidor está inserido. “O resultado subsidiará as decisões estratégicas para fins de planejamento de ações que venham melhorar as condições de trabalho aos servidores e ampliar a satisfação das necessidades dos usuários”, comentou.

A Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Humanos dará seqüência ainda a capacitação de servidores por meio das Escolas de Saúde Pública (ESP) e de Governo. No ano passado, somente a Escola de Governo, formou 449 servidores da Saúde em diversas áreas como técnico-administrativo, comportamental, gerencial, além dos treinamentos regionalizados em escritórios e hospitais regionais como Cáceres, Rondonópolis, Colíder e Sorriso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE