O atendimento voltou ao normal, hoje, no Hospital Metropolitano de Várzea Grande, após os serviços serem paralisados por 7 dias. A Secretaria Estadual de Saúde se reuniu com a direção do Instituto Pernambucano de Assistência Social (Ipas) durante esta semana e fecharam um acordo para o retorno. Quando corpo médico anunciou a suspensão, quando pacientes que chegaram para realização de procedimentos previamente agendados foram pegos de surpresa com as portas da unidade fechadas.
No dia 21, à noite, a SES chegou a emitir uma nota em nome do Ipas afirmando que os serviços não tinham sido paralisados e os impasses financeiros resolvidos. Mas na segunda-feira (24) a reportagem confirmou que as portas do hospital continuavam fechadas à população, o que desmentiu a posição oficial do governo.
Motivos fechamento- No comunicado colado nos vidros do Pronto-Atendimento e entregue à população que procura a unidade, o corpo clínico do hospital explicou os motivos. Entre eles, atrasos nos repasses mensais, falta de adequação dos valores financeiros e a dívida gerada pela criação de novos serviços estão entre eles. De acordo com os profissionais, a situação se tornou "insustentável".
Coordenador médico do Hospital Metropolitano, Alberto Bicudo nega que os profissionais da instituição tenham afirmado o retorno às atividades na segunda-feira (24).
Segundo ele, as negociações ainda são realizadas, porém, nada tinha sido formalizado. "Nós queremos um acordo documentado, porque até agora tudo que foi discutido não foi para o papel. Já percebemos que acordo ‘de boca" não resolve nada. Assim que tivermos um documento com o comprometimento do Estado em sanar as dívidas do hospital, retornaremos nossas atividades".