Os servidores lotados no Sistema Penitenciário, Polícia Militar, Polícia Civil, Detran, Corpo de Bombeiros, Politec, Fundação Nova Chance, Socioeducativo, além da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e as Forças Armadas – Exército, Marinha e Aeronáutica começam a receber os primeiras 3,2 mil doses da vacina contra a Covid, nesta quinta-feira, em Mato Grosso.
Serão contemplados os servidores que estão na linha de frente e o critério será dos mais antigos ao mais jovem que estão na ativa. Ao menos 22 mil devem ser vacinados no Estado. “Mato Grosso está seguindo a tendência de outros estados em priorizar os servidores da Segurança Pública, por ser um serviço essencial que não parou. São Paulo, Amapá, Maranhão e Distrito Federal, Piauí, Minas Gerais e Rio Grande do Sul começaram a imunizar esses trabalhadores nesta semana”, destacou o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante.
Em Cuiabá, a vacinação será no Senai, localizado na Avenida 15 de Novembro, das 9h às 18h. A previsão é vacinar 800 nesta quinta-feira e 801 na sexta-feira. Ao todo, são 1.601 doses em Cuiabá e 182 doses aos profissionais de Várzea Grande. Na Cidade Industrial, o local de vacinação será ou no Fiotão ou numa universidade.
O local foi cedido pelo presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso, Gustavo Oliveira, como forma de contribuir para aceleração da vacina no Estado. “Precisamos aproveitar toda e qualquer possibilidade de acelerar o processo de imunização da população, pois o único caminho para sairmos desta pandemia é por meio da vacinação de todos. Por isso o Sesi se dispôs prontamente a apoiar a secretaria, afinal todos os profissionais que não podem parar têm que ter prioridade, como é o caso da segurança e da educação, por exemplo.
Em Cuiabá, quem vai realizar a aplicação das doses são os profissionais da saúde da própria segurança, sob orientação e capacitação da secretaria municipal de Saúde. As demais doses serão encaminhadas para o interior. A secretaria de Estado de Saúde deve publicar uma resolução de pactuação com as Secretarias Municipais de Saúde com as orientações sobre a vacinação aos profissionais da Segurança Pública. A dose e a lista com os nomes serão encaminhadas aos municípios.
As informações são da secretaria de Comunicação Social do Estado.