As últimas ações feitas pela Prefeitura de Nova Mutum no combate infestação de dengue não alcançaram os resultados adequados e, devido ao preocupante índice de infestação da doença no município, o Governo Federal colocou Nova Mutum no ‘programa prioritário de combate a dengue’. Uma técnica do Ministério da Saúde, esteve em Nova Mutum, há poucos dias, e fez uma inspeção na cidade.
O coordenador de Vigilância Ambiental, Eurípedes Moreira Lopes, disse que a fiscalização tem sido realizado rigorosamente e culpa uma parte dos moradores pelo índice de dengue na cidade não estar dentro dos padrões aceitáveis. “O cronograma está sendo feito corretamente, mas em contra-partida falta a conscientização de pessoas da comunidade que ainda não estão contribuindo no combate do mosquito transmissor”, explica.
A instabilidade climática tem sido acentuada no Médio Norte nas última semanas, o que propicia os surgimentos de focos do mosquito Aedes Egyepps.
Além do clima outro fator tem preocupado a equipe da Secretaria de Saúde. Trata-se do lixo depositando em lotes baldios e nas proximidades do perímetro urbano, aumentando os locais propícios à proliferação do mosquito. “Agentes estão sendo colocados em pontos estratégicos da cidade para realizar o trabalho de fiscalização. Caso alguém seja pego depositando lixo em lugares não autorizados, será multado e sofrerá todas as penas estabelecidas pela lei municipal”, disse o secretário municipal de Saúde e Saneamento, João Batista.