O prefeito Nilson Leitão se reunirá hoje, às 15h30min, com a Associação Médica para definir cobrar da Secretaria de Estado de Saúde a liberação para aplicação do fumacê na cidade, uma medida de combate ao mosquito Aedes Aegypt, que transmite a dengue.
Segundo Leitão, este mesmo pedido já foi feito em várias outras ocasiões, mas a resposta do Estado sempre veio de forma negativa. Desta vez, ele alerta que estarão encontrando a melhor forma possível de levar o pedido até o secretário Augustinho Moro.
A intenção é fazer com que o pedido e as justificativas sejam entregas amanhã, quando o governador Blairo Maggi estará em Sinop com um gabinete itinerante e todo o seu secretariado. “Pretendo, juntamente com esta comitiva, fazer mais uma vez o pedido pessoalmente ao secretário Augustinho Moro para a aplicação do fumacê em Sinop, já que esta decisão faz parte da sua pasta”, adiantou.
O prefeito vem se reunindo semanalmente com o segmento da saúde, como a Associação Médica e outras entidades, para discutir o problema e tomar medidas contra a dengue, como a proliferação do mosquito e o aumento dos casos que vem subindo com o período de férias e das chuvas.
“Quero que todos entendam que, muitas vezes, deixamos de adotar algumas medidas por não termos autonomia para colocá-las em prática”, esclareceu, reafirmando que a aplicação do fumacê depende de autorização da Secretaria de Estado de Saúde.
Sinop teve mais de 70 casos de dengue, mês passado, e há suspeita de dois hemorrágicos. Os resultados dos exames dos últimos dois ainda não saíram.