O Laboratório Municipal de Análises Clínicas de Sinop da secretaria de Saúde implantou automação no setor de urinálise, disponível através da tecnologia com moderno aparelho. O exame de urina é solicitado para fins de diagnóstico ou prognóstico de estados fisiológicos e patológicos, o que auxilia o corpo médico na tomada de decisões terapêuticas.
Conforme a coordenadora do laboratório, Neocimar Saraiva Correia, a implantação da rotina com este aparelho é de grande avanço para o município, já que a demanda se torna cada dia maior. “Temos um número elevado de amostras de urina tipo 1, com média de 200 exames por dia, e continuar realizando esse quantitativo manualmente torna o processo muito moroso, tanto na análise química quanto na análise sedimentoscópica. O aparelho vem para agilizar o nosso serviço e padronizar os resultados”, explica a coordenadora.
A farmacêutica bioquímica Ana Paula Muller explica que o equipamento instalado tem uma excelente reprodutibilidade na execução do exame. “Utilizando o aparelho temos menos interferentes analíticos, aumentando a qualidade, oferecendo uma técnica padronizada e, ainda, utilizando um volume menor de amostras. Normalmente, para urina se coletam entre 30 a 50 ml e, com o equipamento, conseguimos executar o exame a partir de 03 ml”, explica.
A equipe técnica da unidade está sendo treinada para, nas próximas semanas, uma nova rotina seja estabelecida, já com a utilização do equipamento. Dessa maneira, o objetivo é proporcionar melhores resultados e uma entrega com maior agilidade à população, informa a assessoria.