O prefeito de Nova Mutum, Adriano Xavier Pivetta, afirmou que a prefeitura já está fazendo a distribuição dos medicamentos utilizados no tratamento de pessoas detectadas com o Covid-19 (coronavírus) de acordo com a prescrição médica para cada caso. A lista de medicamentos disponibilizada inclui azitromicina, invermectina, predisolona, dexamentasona, anita, dipirona, além de cloroquina e hidroxocloroquina em casos hospitalares.
Pivetta informou ainda que cabe ao médico identificar qual desses medicamentos será receitado ao paciente conforme quadro clínico. “Disponibilizamos todos esses medicamentos, mas, é preciso que fique bem claro que é o medico quem, após analisar o quadro clínico de cada paciente que terá autonomia para receitar qual desses medicamentos será utilizado em cada paciente”, explica.
Ainda conforme o prefeito, a prefeitura está tomando todas as medidas para frear o crescimento de casos de pessoas contaminadas pelo coronavírus, entre as ações estão o fechamento de parques e praças públicas e ainda o toque de recolher das 21h as 05h. “Adotamos essas medidas mais rígidas para frearmos esse número crescente de casos, estamos cientes da gravidade dessa doença, e dessa maneira queremos sensibilizar a população para adotarem as medidas de distanciamento social e principalmente evitarem aglomerações”, comenta.
A secretaria municipal de Saúde, Anke Schwab, destaca que para ter acesso aos medicamentos utilizados no tratamento de covid-19 é preciso passar por uma das unidades básicas de saúde, uma vez que só será permitida as receitas prescritas por médicos do sistema único de saúde (SUS). “Essa é um das exigências, uma vez que, por se tratar de um órgão público não é permitida a distribuição de medicamentos gratuitos para pacientes com receitas de clínicas particulares”, informa.
Desde o inicio da Pandemia, Nova Mutum já registrou mais de 280 casos confirmados de Covid-19. Desse total 127 já foram curados, 138 estão em isolamento social, 17 pessoas encontram-se hospitalizadas e 07 óbitos foram confirmados.
Conforme Só Notícias já informou, a prefeitura de Sinop confirmou que serão entregues 10 mil kits (com hidroxicloroquina, azitromicina, zinco, ivermectina, AAs e ibuprofeno) em cinco postos de saúde para atendimento exclusivo de pessoas com sintomas gripais e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) a partir desta quinta-feira (25).
A secretaria municipal de Saúde de Lucas do Rio Verde também está seguindo protocolo farmacológico do Ministério da Saúde e está fornecendo a associação dos medicamentos hidroxicloroquina com eritromicina para tratamento de pacientes com Coronavírus.