O poder executivo de Colíder (150 quilômetros de Sinop) licitará, dia 5 do próximo mês, a contratação de empresa que disponibilizará as instalações de abrigo para acomodar pacientes em passagem temporária, em Cuiabá, visando o encaminhamento a unidades de serviços médicos locais. O valor definido para a realização do certame é de R$ 1,6 milhão para atendimento anual.
Consta, no documento oficial, que o espaço garantirá todas as características para hospedagem como espaços destinado à acomodação, higiene, necessidades fisiológicas e alimentação. Os abrigados também contaram com transporte (locomoção até os locais de consultas, laboratórios, tratamentos médicos e translado de rodoviária ou aeroporto).
Estão entre os procedimentos previstos a realização de exames de alta complexidade, consultas especializadas, radioterapia, quimioterapia, retirada e medição de órteses e próteses, dentre outros regulados pelo tratamento fora de domicílio. Os moradores estarão juntos de seus respectivos acompanhantes durante a estadia no município.
A prefeitura apontou, no edital, que os atendidos “sempre ficam por mais de um dia na cidade de Cuiabá, devido os agendamentos diversos de exames e procedimentos, bem como, prescrições médicas para o caso de quimioterapia e radioterapia. As quantidades foram estimadas com base no pedido da secretaria e visa atender as demandas durante a vigência da ata”.