Os prefeitos e secretários de Saúde de Alta Floresta, Carlinda, Nova Bandeirantes, Paranaíta, Nova Monte Verde e Apiacás discutiram melhorias no setor, ontem, a partir consórcio formado por estes municípios, onde não são oferecidas todas as especialidades médicas. Isso faz com que as administrações municipais contratem serviços de clínicas especializadas ou tenham que locomover os pacientes para outras cidades. Por isso, eles conheceram o orçamento previsto para este ano, acompanharam uma prestação de contas do ano passado, tiveram ciência da atual situação financeira e debateram possíveis encaminhamentos.
Médico, o prefeito de Alta Floresta, Asiel Bezerra (PMDB), destacou a necessidade de novos investimentos. “É um grande desafio oferecer a população uma saúde de qualidade. Por meio do consórcio, buscamos oferecer a população os serviços que não existem na rede pública de saúde, o objetivo é que os serviços tenham qualidade. Para isso, nós prefeitos temos que buscar recursos para nossos municípios”, disse, por meio de assessoria.
O vice-prefeito Ângelo Campos (PSB), partilhou do mesmo posicionamento do prefeito. “Sabemos que há uma enorme necessidade de melhorias no setor da saúde pública, o consórcio tem o papel fundamental de auxiliar os municípios da região para prestar o serviço, mas é importante que os serviços estejam atendendo bem a população”.
A prefeita de Nova Bandeirantes, Solange Souza (PSD), também cobrou melhoria. “Temos que melhorar o atendimento fornecido aos usuários por meio do Consórcio, temos muito que avançar nesse sentido, e vamos lutar em busca disso”, declarou. “Precisamos oferecer qualidade e conforto aos nossos usuários, não podemos permitir que esse serviço seja prestado de qualquer forma”, acrescentou a secretária de Saúde de Apiacás, Fabiana Patrícia.
Ainda participaram da reunião o prefeito de Carlinda Geraldo Ribeiro (PDT), de Nova Bandeirantes, Solange Souza (PSD); de Paranaíta, Tony Rufatto (PMDB) e de Nova Monte Verde, Batata do Laticínio (PMDB). Também participaram os secretários de Saúde de Carlinda, Márcia Oliveira; de Nova Bandeirantes, Jair Habowski; de Paranaíta, Sônia Alcântara Berlanda e de Nova Monte Verde, Elizabeth Martins Muraro dos Reis. Do consórcio, ainda estiveram a secretária executiva Leni Gerônimo de Souza e o contador Luís Wanske.
Leia ainda
Prefeitos do Nortão discutem em Sinop ações do consórcio de saúde