PUBLICIDADE

Sorriso reforça medidas para combater “surto gripal” que gera alta demanda de atendimentos na UPA

PUBLICIDADE
Só Notícias/Ana Dhein com Lucas Torres, de Sorriso (foto: Só Notícias/Lucas Torres)

O prefeito Ari Lafin e o secretário de Saúde, Luis Fábio Marchioro, detalharam há pouco, as medidas que estão sendo tomadas em relação a alta demanda de atendimentos da Unidade de Pronto Atendimento, nas últimas semanas. Somente ontem foram 691 atendimentos nos serviços de plantão, 515 pessoas na UPA Sara Akemi Ichicava, 120 no PSF Novos Campos no horário noturno e 56 no PSF Santa Clara, também horário noturno.

Marchioro explicou que o município enfrenta surto de vírus gripal  “muito contagioso” mas que “não é tão violento como coronavírus que causava a covid-19. Mas é contagioso e está acometendo principalmente nossas crianças que estão sofrendo bastante com esta gripe e estão todos ao mesmo tempo procurando atendimento médico”.

“Uma parte importante está desenvolvendo pneumonia. Então, quando nós temos crianças com pneumonia, elas precisam ter um cuidado mais cauteloso. Para isso, despendemos de um médico pediatra que está acompanhando os pacientes na nossa UPA, temos ortopedistas também para aqueles vítimas de fraturas e traumas e estamos cuidando”, acrescentou.

“No sistema de plantão são 10 médicos. Neste próximo fim de semana nós já reforçamos a equipe da Upinha que tinha um médico, vai com dois médicos, 24 horas, o PSF Santa Clara também. Nós temos a UPA para desafogar porque a recepção é pequena e está sendo ampliada agora. Estamos com o PSF central aberto. Nosso problema não é atendimento, é espaço físico. É muita gente ao mesmo tempo procurando atendimento e estamos tentado fazer o melhor atendimento possível, sem faltar exames, medicamentos, médicos para ninguém”, afirmou o secretário.

Ari Lafin também ressaltou que a UPA está sendo reformada, ampliada e deve ser entregue até junho com 25 leitos para dar amparo a sociedade e melhor condições. Ele também explicou que estão “trocando o pneu com o carro em movimento”, já que os atendimentos continuam normalmente durante as obras.

“Estamos atravessando momento bastante delicado na questão do enfrentamento de algumas doenças ligadas a questão respiratória, febril, muitas crianças com sintomas de febre e diarreia também. O que acontece, qual o diagnóstico que tem sido apontado, pelas áreas técnicas da secretaria de Saúde, a dengue. Ela nos preocupa, estamos com alguns índices que faz com que nós estejamos em alerta. O que o município está fazendo, limpando a cidade de forma incansável, com todo o calendário, bocas de lobo e intensificando os trabalhos”, expôs o prefeito.

“Precisamos do apoio da sociedade como um todo para a limpeza de seus quintais porque a dengue nasce praticamente muito próxima de nós, a água parada cria dengue dentro de casa, o pote de água do cachorro se não for trocada a cada três dias a larva se cria ali dentro, potes parados. Não podemos entrar em todos os quintais e nem temos a liberação judicial. Para isso, eu peço ajuda nesse momento de toda a comunidade, para que a gente possa vencer a dengue, chikungunya e zika vírus unidos, já outras doenças respiratórias que estão acontecendo e que o município está atento também através das unidades, estão sendo enfrentados com horários estendidos”, concluiu.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Guarantã licita esse mês contratação de serviços de equoterapia

A prefeitura de Guarantã do Norte (230 quilômetros de...

Hemocentro de Mato Grosso está com baixo estoque de sangue

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de...
PUBLICIDADE