Uma campanha liderada por dois policiais civis da Regional de Primavera do Leste busca ajudar na redução dos focos de criadouros do mosquito Aedes aegypti. Sachês de sementes da planta denominada “Crotalária” estão sendo distribuídos aos moradores do município para combater a dengue.
O projeto dos escrivães Agrício Junior Rodrigues Canabrava e Maria dos Anjos Gomes Barbosa é realizado em parceria com a campanha “Morro da Mesa” e com apoio dos presidentes de bairros do município, para que se cultive a flor nas residências, empresas e arredores de terrenos baldios.
A Crotalária atrai libélulas, que colocam seus ovos, e as larvas da libélula se alimentam das larvas do mosquito transmissor da dengue. “O mesmo acontece com a libélula adulta. Ela é predadora e se alimenta de pequenos insetos, inclusive o Aedes aegypti”, explicou o policial civil Agrício Junior.
O primeiro trabalho foi organizado no bairro Jardim Luciana, em forma de mutirão de limpeza nos terrenos baldios. Com apoio dos vizinhos dos pontos de possível foco do mosquito, várias sementes da flor de Crotalária foram plantadas. A ideia é trazer a libélula para a cidade, sendo considerada uma das armas de combate à infestação da dengue. A planta pode chegar a até 3 metros de altura e atrai predadores do mosquito transmissor.
“Com grande repercussão, a campanha se expandiu e no período de uma semana o primeiro abastecimento das sementes distribuídas pela unidade policial acabou. A população compareceu para receber o grão da flor ornamental conhecida como Crotalária, que é muito usada pelos agricultores nas lavouras para eliminar os insetos”, finalizou o escrivão de polícia Agrício Junior.