O aplicativo com pacote de serviços para o tratamento e aprendizado de pessoas autista, o ‘Cangame’, foi apresentado pelo pesquisador e mestre em engenharia de software, Eraldo Martins Guerra Filho, no auditório do campus sinopense da Universidade do Estado de Mato Grosso durante a Maratona do Conhecimento. Ele explicou, ao Só Notícias, que o Cangame, é um instrumento de aprendizado personalizado para autistas e pessoas com déficit de atenção e transtornos que dificultam o aprendizado.
A ferramenta permite criar conteúdo específico para o usuário utilizando fotos, textos de apoio, áudio e vídeo na sequência que forem mais apropriadas para estimular o desenvolvimento cognitivo e social. O mesmo pode ser utilizado pelos pais, educadores e profissionais de saúde que acompanham o desenvolvimento de pessoas autista. “É uma ferramenta muito útil, que tem como objetivo ajudar as crianças que necessitam de um apoio e aos profissionais sem gerar nenhum tipo de constrangimento. O aplicativo tem capacidade de gerar conteúdos personalizados que atende todas as fases da vida dos autistas. O objetivo é compartilhar informações. Com isso, o educador ou os pais podem construir uma rede de conhecimento. O aplicativo começou a ser desenvolvido como dissertação do tema do meu mestrado em engenharia. Após a primeira versão foi feita uma avalição de especialistas, que apontou a necessidade de ampliar o uso. É possível ter acesso gratuitamente. O conteúdo pode ser criado por um profissional ou através de vídeo-aulas já disponível no sistema do aplicativo”.
Ainda segundo o pesquisador, o software já possui algumas versões e permite a melhor adaptabilidade do autista ao uso da tecnologia. “Essa foi uma das nossas preocupações ao desenvolver o aplicativo. Com análise de especialista foi apontada a necessidades dos pais em relação ao tratamento e as necessidades de cada autista. Por isso, nos preocupamos muito em entender o universo autista pois sabemos de nosso compromisso com cada pai, mãe e criança que sorrir”.
Em Sinop, a ferramenta já está sendo usada pela pelas crianças que são atendidas pela Associação de Apoio e Reabilitação aos Autistas de Sinop (AARAS). Além disso, o Cangame está presente em 11 países. Segundo Eraldo, o objetivo é implantar o aplicativo no mercado o americano.