A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Sinop (Refeccs) faz parte da “Comissão Passos que Salvam”, uma iniciativa do Hospital de Câncer de Barretos para divulgação do diagnóstico precoce do câncer infantil. A iniciativa começou a quatro anos e abrange hoje 200 cidades brasileiras e, este ano, o município vai participar da caminhada simultânea que acontece em todo o Brasil, dia 22 novembro.
Dia 7 de julho, às 13h, no Centro de Eventos Dante de Oliveira, acontecerá palestra para todos agentes de saúde, professores escolas públicas e privadas, médicos e sociedade em geral, para ser dado o pontapé inicial em Sinop para que esses profissionais consigam com pequenos detalhes aprender a diagnosticar o câncer infantil precocemente. As palestrantes serão as doutoras Leila e Daniela, de Sorriso, que já foram para a cidade de Barretos, fazer a formação de divulgadoras do DPCI.
A entidade sinopense estará presente na palestra com um número significativo de associadas e tendo a oportunidade de falar para esse público seleto sobre o trabalho que a rede desenvolve em Sinop. Atualmente, a Refeccs não atende crianças pelo fato do município ainda não ter um centro de oncologia infantil. No entanto, com a vinda do Hospital de Câncer para Sinop essa realidade se torna cada vez mais concreta.
A Refeccs desenvolve em Sinop um trabalho com mais de 80 pacientes por mês, dando a eles e seus familiares mais qualidade de vida e esperança nessa fase complicada de suas vidas, oferecendo, cestas básicas, bolsa de colostomia, suplemento alimentar, transporte para estarem indo fazer o tratamento, atendimento nutricional e psicológico, além de atividades lúdicas na própria rede como artesanato entre outras.