A Organização Social de Saúde que gerenciará o hospital Albert Sabin, de Alta Floresta, será conhecida no dia 7 de dezembro. O chamamento público está oficialmente ocorrendo, após a publicação em Diário Oficial do Estado. As propostas de trabalho e habilitação deverão ser entregues no dia 6, na Coordenadoria de Aquisições e Contratos da Secretaria Estadual de Saúde, em Cuiabá.
Com datas definidas, a previsão é que o novo modelo de gestão passe a entrar em funcionamento em janeiro na unidade. A expectativa é que, no mínimo, 410 atendimentos ocorram ao mês, após a ativação completa de todos os serviços. Trabalhos de urgência e emergência deverão funcionar 24 horas por dia, todos os dias. A meta é que 1,4 mil pacientes sejam atendidos ao mês, progressivamente até março de 2012.
Os dados foram divulgados após reunião entre o vice-presidente da Assembleia e líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Romoaldo Júnior (PMDB) e o secretário estadual de saúde, Vander Fernandes, recentemente. Dos atuais 78 leitos à disposição na unidade, a OSS a vencer o chamamento público deverá criar outros 27. Os novos leitos serão instalados na área de internação, setor mais importante no processo de tratamento de saúde.
Atualmente, o hospital, considerado de médio porte, atende com 78 leitos, sendo 45 para internação; três de UTI adulto; quatro neonatal; 20 de observação no Pronto Socorro; três salas de cirurgias e três de Recuperação Pós Anestésica (RPA), no centro cirúrgico. A capacidade é para atendimentos de média e alta complexidade. Mensalmente, cerca de 2,3 mil procedimentos entre simples até complexos são realizados.
Na última semana, conforme Só Notícias informou, foi divulgado o chamamento público para selecionar a organização social que gerenciará o Hospital Regional de Colíder (160 km de Sinop). Os envelopes e propostas de trabalho serão abertos no dia 19 de dezembro, em Cuiabá.