O Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) vai administrar o Hospital Regional de Sorriso. A Organização Social de Saúde (OSS), com sede em São Leopoldo, Minas Gerais, venceu a chamada pública da Secretaria Estadual de Saúde, reaberta em fevereiro, para gerenciar a unidade hospitalar- que atende pelo menos 15 municípios da região. Só Notícias apurou que o resultado foi divulgado hoje, pelo governo de Mato Grosso.
A assessoria da secretaria explicou que a única candidata da concorrência deverá assumir o hospital regional em 1º de abril. Nos primeiros três meses, administrará em cogestão com o Estado e posteriormente, assumirá integralmente a condução dos trabalhos.
A OSS vai assumir um hospital classificado de médio com 112 leitos de internação (enfermarias), sendo, 10 de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) adulto, 2 leitos de pediátrica, 8 neonatal; 27 leitos de observação no Pronto Socorro, 3 salas cirúrgicas e 3 leitos de Recuperação Pós Anestésica (RPA) no Centro Cirúrgico.
O hospital tem capacidade para realização de procedimentos de média e alta complexidade em atendimento de urgência/emergência, clínicas médica, obstetrícia/ginecologia, pediátrica, cirúrgica geral e cirúrgica ortopédica e traumatológica, além de ofertar serviços de apoio diagnóstico e terapêutico.
Entre as metas de atendimento urgência/emergência, a organização deverá manter o serviço em funcionamento nas 24 horas do dia, todos os dias da semana, com produção mensal progressivamente maior, atingindo 2,5 mil atendimentos/mês até o terceiro mês. Isso, a partir do início das atividades, observando a variação 15% para maior ou para menor.
Atualmente, a unidade é gerenciada pelo Estado e mantido também pelo consórcio das prefeituras que encaminham pacientes da região. São feitos cerca de 1,8 mil atendimentos ambulatoriais e cerca 250 cirurgias por mês. São aproximadamente 500 servidores entre concursados e terceirizados.