PUBLICIDADE

Obesidade é principal fator de risco à saúde dos caminhoneiros

PUBLICIDADE

Em média, 85% dos caminhoneiros têm sinais de obesidade, de acordo com o responsável pela área de saúde da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Mato Grosso, Alessandro Dorileo. A pressão arterial é alterada em 35% deles e 20% têm índices de glicemia altos. Dorileo faz parte das equipes que atendem os caminhoneiros durante o “Parada Legal do Oeste”, realizado pela Rota do Oeste em parceria com a PRF, que começou na terça-feira (17) e segue até hoje.

Segundo Dorileo, que participa de programas de atendimento à saúde de caminhoneiros desde 1999, eventos como esse são importantes para que eles passem por um check-up completo e tenham acesso a orientações para ter uma vida mais saudável. “A alimentação errada e a falta de exercícios, associados ao trabalho na boleia do caminhão, onde passam até 12 horas sentados, traz consequências ao longo dos anos, à medida que envelhecem”.

José Alry, 52 anos, é motorista profissional há oito anos e, ao descarregar uma carga de motos em Cuiabá ficou sabendo do evento e decidiu participar. Segundo ele, teve que fazer um tratamento de um ano e meio após ter se tornado obeso e tomar pílulas para se manter acordado e cumprir os prazos das entregas. “Isso foi prejudicando minha saúde, meu fígado, intestino. Hoje meu peso voltou ao normal. Vim participar porque não é todo dia que temos essa oportunidade”.

Já Eliseu Machado de Mello, 46 anos, e há 27 anos caminhoneiro, escutou na televisão o anúncio do evento e aproveitou que o caminhão está na garagem para ir até o posto de combustível. Durante os exames, recebeu uma boa notícia. “Baixei minhas triglicérides de mais de 400, quando fui ao Parada Legal em Sorriso ano passado, para 377 este ano”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Estoques de vacinas estão abastecidos, diz Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde garantiu que todos os Estados...

Prefeitura de Peixoto abre processo de credenciamento para novos fisioterapeutas

A administração pública em Peixoto de Azevedo (190 quilômetros...

Mato Grosso realizou captação de 36 órgãos durante o ano

A secretaria estadual de Saúde de Mato Grosso informou...
PUBLICIDADE