Relatório da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Sinop aponta 82 casos de malária confirmados de janeiro até agora. Destes, 13 são considerados “importados”, quando o paciente contrai a doença em outro município. No período, ao todo, 711 casos foram notificados sendo 614 descartados. Em todo ano passado, números da vigilância mostram que foram confirmados 72 casos de malária, sendo 38 contraídos em outras cidades. 923 notificações foram emitidas, sendo descartadas 851.
O coordenador da vigilância ambiental, Cesário Alves da Rocha, explicou, ao Só Notícias, que praticamente 90% dos casos foram registrados na região do Parque Florestal. Por isso, durante o dia, borrifações intradomiciliares têm sido aplicadas nas quadras próximas ao local, para evitar a propagação do mosquito transmissor. À noite, das 18h às 21h, são usadas bombas costais motorizadas com esta finalidade.
Cesário ressaltou também que a partir de hoje uma sala do posto de saúde do Jardim das Primaveras começou a ser utilizada somente para testes de malária. Ele reforçou que as pessoas com suspeita da doença pode ir ao local e, se o exame der positivo, já são medicadas na hora. Além disso o coordenador explicou que equipes percorrem residências fazendo o trabalho de “busca ativa”, no qual colhem material de pessoas com suspeita da doença para testes.
(Atualizada às 17h16)