quinta-feira, 12/dezembro/2024
PUBLICIDADE

Número de casos de dengue cai em MT mas Sinop lidera

PUBLICIDADE

O número de casos registrados de dengue reduziu em 34,85% em Mato Grosso em relação a 2014, segundo boletim epidemiológico da área de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (SES). De janeiro a março desse ano, foram registrados 2.357 casos. No mesmo período do ano passado, 3.618 pessoas já haviam sido oficialmente diagnosticadas com a doença. 

Segundo assessoria, Sinop, Rondonópolis e Cuiabá são os municípios que apresentaram os maiores números de notificações, com 672, 149 e 134 casos, respectivamente. Em relação à ocorrência de óbitos relacionados à doença, três casos estão em investigação. 

A Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde alerta que os cuidados devem ser constantes, principalmente no período chuvoso, quando aumenta o número dos criadouros dos mosquitos transmissores da Dengue e da Febre a Chikungunya. Por isso, é necessário que os munícipios intensifiquem as ações de prevenção e controle das doenças. 

É preciso que a população também mantenha os cuidados e combata os focos do mosquito em casa, evitando o acúmulo de água parada e de lixo, nos quintais e terrenos. E caso apresente sinais e sintomas da doença, deve-se procurar imediatamente os serviços de saúde e evitar o uso medicamentos sem prescrição médica. 

LIRAA – Apesar da relevante diminuição no número de casos, municípios mato- grossenses apresentaram risco de epidemia. Cuiabá lidera a lista de cidades em situação de risco, segundo o Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRA), realizado nos meses de janeiro e fevereiro. Segundo relatório do Ministério da Saúde, Cuiabá é a única capital do país nessa situação. 

Os municípios de Cáceres, Tangará da Serra, Rosário Oeste, Ribeirãozinho, Canarana, São José do Povo, Araputanga, Santa Carmem, Itanhangá, Marcelândia, Juara e Juína também apresentaram índices elevados, com média superior a 3,9%. Apenas 30 cidades possuem situação satisfatória e 40 estão em alerta. 

O Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes aegypti (LIRAa) e o Levantamento do Índice de Infestação Predial (IIP) têm se tornado uma das principais ferramentas de combate contra a Dengue e a Febre Chikungunya. Além de detectar os locais de foco de reprodução do mosquito transmissor das doenças, os dados fornecidos auxiliam nas ações de controle vetorial e de prevenção.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE