PUBLICIDADE

Novo secretário de Saúde define adjuntos e primeiras medidas

PUBLICIDADE

O novo secretário Estadual de Saúde, Augusto Amaral, apresentou os três novos secretários-adjuntos que vão compor o grupo de assessoramento direto da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e anuncia ações que vão ser colocadas em prática na previsão do PAS da Saúde. Para a Secretaria Executiva do Núcleo da Saúde foi designado José Gonçalves Botelho Prado. Para a Secretaria Adjunta de Gestão Estratégica, Fabiano Tonaco Borges e, para a Secretaria Adjunta de Saúde, o médico Vander Fernandes.

Augusto Amaral incumbiu a sua equipe de coordenar as ações e executá-las de acordo com as diretrizes básicas do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado de Mato Grosso cujo objetivo principal é fazer a fila andar dentro do Plano de Ação da Saúde, lançado pelo Governo.

“Na linha da proposta do Plano de Ação da Saúde já foram tomadas várias medidas no sentido de fortalecer a rede SUS. Foi criada uma Superintendência de Regulação, Controle e Avaliação. A Regulação Estadual vai ficar com o gerenciamento de apoio ao complexo regulador e das medidas e ações necessárias no funcionamento do sistema. Para que esta Superintendência tenha êxito estamos buscando estreitar diálogo com os municípios que possuem Unidades de Saúde no atendimento da Média e Alta Complexidade no sentido do estado poder compartilhar a gestão reguladora, como é o caso da Capital, que é gestora plena do Sistema Único de Saúde e tem importantes serviços nessas áreas. Além do fortalecimento das unidades estaduais de saúde que se encontram no interior do estado e também na Capital”, afirmou o Secretario.

Já no nível da gestão descentralizada os 16 Escritórios Regionais de Saúde e os 15 Consórcios Intermunicipais de Saúde estarão trabalhando dentro do contexto do PAS da Saúde na aplicação dos programas já estabelecidos como o Fila Zero, onde o objetivo é fazer a fila andar para aqueles usuários do SUS que estão em filas de espera ou para serem atendidos em exames laboratoriais ou para procedimentos cirúrgicos.

Quanto ao Plano Estadual de Urgência e Emergência, que é o fortalecimento da gestão estadual do SAMU 192 e a implantação de Unidades de Pronto Atendimento, as ações já estão em andamento. “O PAS da Saúde vai ser aplicado em ações imediatas e que já estão acontecendo no atendimento a vários procedimentos que as pessoas que estão em filas de espera bem como em ações aplicadas de médio e longo prazo com planejamento para 2010 a 2011. Uma outra prioridade do Governo e que o PAS da Saúde prevê, é o funcionamento do Hospital Metropolitano do Cristo Rei, no município de Várzea Grande cujas medidas para que isso aconteça já estão em andamento”, finalizou o secretário

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Estoques de vacinas estão abastecidos, diz Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde garantiu que todos os Estados...

Prefeitura de Peixoto abre processo de credenciamento para novos fisioterapeutas

A administração pública em Peixoto de Azevedo (190 quilômetros...

Mato Grosso realizou captação de 36 órgãos durante o ano

A secretaria estadual de Saúde de Mato Grosso informou...
PUBLICIDADE