A Secretaria de Saúde de Nova Mutum anunciou a reativação do Pronto Atendimento para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Um prédio, no qual funcionava um hospital particular, já foi alugado pela prefeitura e deve funcionar como um centro de especialidades médicas, reabilitação, raio-x e laboratório.
“Essa ação compõe nosso plano de estratégias para melhorar a gestão da saúde no município. Hoje, o hospital atende a população em livre demanda e está sobrecarregado. Estamos cumprindo um acordo firmado na última gestão com a fundação administradora do hospital, que previa a reativação do Pronto Atendimento”, afirmou o secretário de Saúde, João Batista.
Segundo o secretário, a previsão inicial é de 30 dias para o início das atividades. O objetivo é garantir brevidade e resolutividade ao atendimento. “Vamos centralizar em apenas um local boa parte do atendimento, agilizando diagnósticos, exames e principalmente garantindo uma melhor qualidade evitando ainda a série de deslocação da população ao usufruir da saúde pública”.
Outras mudanças
O laboratório municipal será incluído na estrutura física do Pronto Atendimento e em seu local deve receber um novo PSF. Cinco novos cargos de gerência foram criados dentro da pasta: gestão, atenção básica, vigilância em saúde, média e alta complexidade e farmacêutica.
João Batista adiantou ainda que em breve o hospital São Camilo irá atender com novos convênios particulares de saúde. Novos profissionais devem ser contratados para atender a cidade e interior.