PUBLICIDADE

Nova Mutum: Secretaria de Saúde realiza campanha de doação de sangue

PUBLICIDADE

A Secretaria de Saúde, em parceria com a Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Sorriso, realizam, no sábado (21), a Campanha de Doação de Sangue. O atendimento será feito das 7h às 16h, no Posto de Saúde da Família (PSF) do bairro Colina. Segundo a coordenadora de Educação em Saúde, Sandra Neves, como não se tem um banco de doação e coleta de sangue no município, todos os anos é realizada uma ação com objetivo de auxiliar a UCT de Sorriso, que abastece a Agência Transfusional (AT) de Nova Mutum. "É uma forma de também contribuirmos, já que são eles que nos abastecem".

Na AT local, são armazenadas as bolsas de sangue com um estoque contendo cerca de dez unidades com variados tipos sanguíneos para utilização em casos de urgência e emergência; transfusão ou mesmo em procedimentos cirúrgicos. "As bolsas ficam armazenadas no Hospital Municipal por 30 dias e a disposição quando a necessidade do paciente", explica a responsável pela AT, Mara Sandra Freitas que lembra que "caso não utilizadas antes do prazo de vencimento, as mesmas são reencaminhadas para Sorriso".

Para a campanha, a expectativa é que 100 bolsas de 400 a 450 ml sejam coletadas/aproveitadas. Sandra alerta, no entanto, que somente 160 senhas serão distribuídas durante o dia. "No caso, se distribuirmos todas no período da manhã, não atenderemos mais doadores. Convocamos a colaboração de toda a população para que participe e torne a doação de sangue um hábito em favor do próximo", finaliza.

Como Doar
Entre os requisitos, os candidatos devem ter entre 18 e 65 anos, pesar cima de 50 quilos (tanto mulheres como homens), apresentar boas condições de saúde, não fazer uso de medicamentos controlados, não estar em período de gestação e nem em fase de amamentação; e não ter feito cirurgia no período de seis meses.

Para a doação, é necessário apresentar documento com foto e recomenda-se que o candidato não esteja em jejum. "É importante que o doador esteja alimentado com algum tipo de comida leve", orienta Mara.

O sangue coletado do voluntário passará por um processo de triagem a partir de exames e uma entrevista será feita antes da doação para que haja total segurança e reduzam os riscos de transmissão de doenças aos pacientes que recebem as transfusões.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Estoques de vacinas estão abastecidos, diz Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde garantiu que todos os Estados...

Prefeitura de Peixoto abre processo de credenciamento para novos fisioterapeutas

A administração pública em Peixoto de Azevedo (190 quilômetros...

Mato Grosso realizou captação de 36 órgãos durante o ano

A secretaria estadual de Saúde de Mato Grosso informou...
PUBLICIDADE