A Secretaria de Saúde confirmou, hoje, o primeiro caso de zika vírus em gestante do município. O exame que confirmou o caso foi coletado na 25ª semana de gestação da paciente e confirmado para a doença pelo Laboratório de Referência (LACEN).
De acordo com a pasta municipal, as crianças gêmeas já nasceram e não apresentaram quadro de microcefalia. Ambas estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Referência, em Cáceres, por serem gêmeos prematuros. Eles receberão alta após atingirem o peso necessário.
A gestante deu entrada no Pronto Atendimento de Nova Mutum no dia 25 do mês passado, apresentando contrações. A paciente teve hipertensão gestacional e foi encaminhada no mesmo dia para o Hospital Municipal onde ficou em observação até o dia 28, quando foi encaminhada ao Hospital de Referência em Cáceres por possuir UTI.
O último boletim oficial divulgado pela Secretaria de Saúde de Nova Mutum aponta que até o presente momento 287 pessoas foram notificadas com suspeita de zika, com a confirmação deste primeiro caso e os demais sob investigação. Sobre a dengue foram 262 notificações, 40 casos confirmados, 36 descartados e outros aguardam resultado. No mesmo período foram feitas 16 notificações de chikungunya.