Uma ação conjunta entre secretarias de Obras, Saúde e Educação e Serviço Autônomo de Água e Esgoto vai reforçar o combate a dengue, a partir deste mês, por tempo indeterminado. A definição é do prefeito em exercício, Sadi Ribeiro Ramos. O objetivo é auxiliar a comunidade na limpeza dos quintais, principalmente no que se refere à retirada de entulhos que possam acumular água. "Isso será feito através de mutirões de limpeza, em 30 regiões da zona urbana", explicou Sadi. A comunidade será orientada, com antecedência, sobre os materiais que serão recolhidos e também sendo convidada a participar. Em dias pré-definidos os maquinários da Prefeitura vão fazer a retirada.
A data e o local de início estão marcados. É dia 26, no bairro Parque do Sol, região Sul da cidade. Panfletos informativos sobre a doença também serão distribuídos, além de orientações a cargo da Vigilância Ambiental. "A experiência do trabalho no primeiro bairro vai servir de orientação para os demais", detalhpi Lucio Silva, secretário de Obras. O número de casos de dengue registrados também será levado em consideração para definir o roteiro dos próximos mutirões.
"O trabalho de acompanhamento ininterrupto que a Vigilância Ambiental mantém ao longo do ano, apresenta resultados positivos. O número de registros caiu significativamente com relação ao mesmo período do ano passado (na casa dos 80%), mas trata-se de um assunto que não merece descuido. Com o início das chuvas, os mosquitos transmissores encontram locais propícios a proliferação e quanto antes agirmos, menores serão os problemas", concluiu Sadi.