A Secretaria de Saúde de Nova Mutum aplicará multas a proprietários de estabelecimentos comerciais, residências e terrenos baldios que não realizarem a limpeza dos terrenos visando o combate aos focos do mosquito da dengue. A punição valerá após o proprietário do local ser notificado e não tomar as devidas providências.
De acordo com a coordenação do Departamento de Vigilância Epidemiológica, os recentes levantamentos mostram que de janeiro até o momento, as notificações de dengue dobraram no município, em comparação ao mesmo período do ano passado. Nova Mutum já registrou 182 notificações do dia 1º de janeiro até o dia 3 deste mês, 147 casos foram confirmados, 15 negativos e outros 19 aguardam resultado dos testes. No ano passado, neste mesmo período, foram 84 notificações, 55 casos confirmados e 29 descartados.
“A gente não está recebendo a devida atenção por uma parcela da população. Por conta da não colaboração de alguns em não limpar, retirar entulhos e depósitos de objetos que propiciam a criação do mosquito nós decidimos por aplicar multas aos proprietários. Uma lei municipal, já existente, nos garante essa decisão”, afirma a gerente da Vigilância em Saúde, Marines Uhde.
Após a notificação inicial, os proprietários terão três dias para efetuaram a limpeza. Após esse prazo, o departamento irá emitir junto ao Setor de Tributação do município a multa, que será enviada pelo correio. “Além de pagar, relembramos que os proprietários terão de efetuar a limpeza”.