sexta-feira, 20/setembro/2024
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Nova Mutum: presidente cobra implantação da ouvidoria do SUS

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A ouvidoria é um canal de comunicação entre os cidadãos, trabalhadores e a instituição que busca a melhoria e a manutenção contínua dos serviços oferecidos pelo SUS – Sistema Único de Saúde- sendo considerada uma importante ferramenta da gestão, que tem como prerrogativa a competência de sugerir a criação ou a redefinição de novos serviços e produtos que venham ao encontro dos anseios dos usuários. Para que os usuários tenham uma voz ativa no processo de gestão do Sistema Único de Saúde, bem como acesso às informações pertinentes aos serviços prestados por esta instituição, ou ainda, como veículo de acolhimento, análise e tratamento de denúncias, reclamações, solicitações e sugestões de âmbito pessoal ou coletivo referentes ao Sistema Único de Saúde.
           
O presidente da câmara, vereador Unírio Schirmer (PR), apresentou a Indicação 80, pedindo implantação urgente da Ouvidoria Municipal do SUS em Mutum, que teve aprovação unânime. Ratinho explicou que as reclamações sobre demora nos atendimentos médicos programados, como cirurgias, laqueaduras, exames especializados e falta critério quanto à cobrança de procedimentos em pessoas carentes (triagem). “A Ouvidoria Municipal do SUS deverá fazer parte da estrutura administrativa da prefeitura, vinculada a secretaria de saúde, com a atribuição de oferecer atendimento aos munícipes em suas manifestações de agravo ou endosso à qualidade da prestação dos serviços públicos de saúde” disse.
          
Unírio ainda salientou que buscar a ampliação dos canais de comunicação direta entre a gestão municipal e a população é fundamental e muito importante para o processo de crescimento. “Estaremos assim contribuindo para a disseminação das formas de participação popular no acompanhamento e fiscalização da prestação de serviços públicos de saúde, fomentando a prática da cidadania” finalizou.
           
A ouvidoria acolhe as manifestações dos usuários e servidores, faz o tratamento das manifestações (classificação e tipificação), encaminha aos setores responsáveis. Os setores responsáveis apuram e tomam as providências cabíveis em relação ao relatado pelo usuário e emite parecer das ações tomadas à Ouvidoria, a Ouvidoria registra a resposta do setor demandado e repassa ao usuário. A ouvidoria elabora relatórios embasados nas demandas dos usuários e repassa aos gestores a fim de dar informações úteis, com o olhar das ruas, para as decisões dos gestores.

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