PUBLICIDADE

Nova Mutum pode ter surto de dengue e secretaria cobra população

PUBLICIDADE

Os agentes da Vigilância Ambiental da secretaria municipal de Saúde estão encontrando, em média, 50 locais com larvas do mosquito transmissor da dengue, por semana, na zona urbana. “Os locais são os mais diversos. Basta ter água acumulada para encontrar as larvas, em todos os bairros”, revelou a coordenadora Eliana Albano. Segundo ela, se a comunidade não se sensibilizar, dentro de alguns dias o município vai enfrentar um surto de dengue.
 
Diante desta situação, iniciam amanhã os mutirões de combate a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. O trabalho vai até o dia 16 de dezembro de 2009. Com uma semana de antecedência, os moradores são avisados para retirar os entulhos do quintal e, no dia programado, tudo é recolhido pelos caminhões da prefeitura. Quem não atender a solicitação deve ser notificado e multado.
 
As larvas que são encontradas na água acumulada, levam 7 dias para transformarem-se em mosquitos, que vivem de 30 a 45 dias. A cada três dias esses mesmos mosquitos colocam entre 100 e 150 ovos, reiniciando o ciclo de proliferação. “As pessoas têm consciência de que elas não devem jogar lixo na rua, que devem manter seus pátios livres de entulhos e quaisquer tipos de recipientes que acumulem água da chuva, mas ainda não desenvolveram a sensibilidade necessária para uma mudança de hábito”, disse a coordenadora.
 
De janeiro até ontem, Nova Mutum já registrou 796 notificações de dengue. Destas, 688 confirmaram-se como sendo dengue clássica, 39 de dengue com complicações, 8 como febre hemorrágica e uma morte.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE