A Secretaria de Saúde intensifica as ações de conscientização sobre prevenção e diagnostico do vírus HIV, tendo em vista que no últimos meses alguns casos foram constatados após pacientes serem diagnosticados com outras doenças. Atualmente, são acompanhadas cerca de 90 pacientes que contraíram o vírus e recebem o tratamento em uma unidade na capital.
Segundo a enfermeira Camila Schirmer, o trabalho de acompanhamento das pessoas vem sendo feto com todos os procedimentos necessários. A enfermeira também confirmou que alguns casos foram conhecidos recentemente, após alguns pacientes procurarem as unidades de saúde, com outros sintomas, que ocorrem com a queda a imunidade, e após uma bateria de exames foi constatado a presença do vírus. “Conclamamos a todos os cidadãos que assim que se exporem aos riscos que façam de imediato o que chamamos de teste rápido, pois a presença do vírus sendo diagnosticada precocemente será de fundamental importância para um tratamento eficiente”, concluiu.
Também está sendo reforçado o trabalho de conscientização para o uso de preservativos nas relações sexuais, não compartilhar uso de seringas descartáveis e demais cuidados para evitar contrair o vírus.