A secretaria municipal de Saúde de Nova Mutum informou, hoje, que recebeu uma nota informativa da coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações do ministério da Saúde, informando sobre a falta de distribuição das vacinas Pentavalente e DTP nos postos de Saúde. É o segundo mês consecutivo que isso ocorre. A distribuição das doses de vacinas BCG está acontecendo de forma fracionada, uma vez que apenas 8% das doses previstas foram repassadas.
Devido à falta de distribuição das doses a Secretaria Municipal de Saúde concentrou as vacinas no Pronto Atendimento e na Central de Vacinas, localizado na avenida dos Pavões.
A vacina Pentavalente protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e hemófilo B. Já a vacina DTP – Tríplice Bacteriana é usada na prevenção de Difteria, Tétano e Coqueluche.
De acordo com o ministério, novas compras com outros fornecedores para atender a demanda do País já foram realizadas. A entrega dos imunizantes, contudo, será feita de forma escalonada. Os primeiros carregamentos devem chegar no Brasil apenas em novembro.
Em Vera (80 km de Sinop), também há falta das mesmas vacinas e a secretaria fez mudança de locais das aplicações, além de racionamento.