A Prefeitura de Nova Mutum lançou, ontem, uma campanha de orientação e combate ao caramujo africano, que nesta época do ano se prolifera rapidamente. A partir de hoje, agentes irão visitar domicílios para informar a população e orientar quanto ao manejo correto para a eliminação do caramujo.
“Precisamos da colaboração de toda a comunidade para que haja um controle deste molusco, principalmente com a limpeza de terrenos e quintais, com medidas simples evitamos em 80% a proliferação do caramujo”, destaca o agente de Saúde, Eurípedes Moreira Lopes, por meio da assessoria.
A Secretaria de Saúde registra casos em quase todos os bairros. No centro, Parque do Sol, Arara Azul, Bela Vista e Jardim há maior incidência. Panfletos com algumas orientações sobre como coletar os caramujos serão distribuídos. Os melhores horários para a coleta são no início da manhã e no final da tarde.
O caramujo pode transmitir graves doenças ao ser humano, afetando o sistema nervoso, dores abdominais, perfurações e inclusive hemorragias intestinais.