O número de casos de varicela (catapora) registrados nas unidades de saúde, entre o dia 1º de janeiro e 23 de agosto deste ano, é 57% maior do que o registrado em todo ano passado. A informação foi confirmada pela coordenadora da Vigilância Epidemiológica, da secretaria municipal de Saúde, enfermeira Marines Uhde. Neste ano já foram 131 casos, diante de 83, ao longo de todo ano de 2009.
A maior concentração de registros e verificada nos meses de junho (23), Julho (56) e nos primeiros 23 dias de agosto (29). Segundo Marines, nesta época do ano, tradicionalmente, verifica-se o aumento no número de casos. A enfermeira explica que a varicela é uma doença benigna e a cura é fruto da reação do organismo. "A preocupação maior envolve gestantes, recém-nascidos e indivíduos com defesas baixas, que necessitam maior atenção", disse.
A contaminação ocorre principalmente no contato entre as pessoas da mesma família, ou seja, em 80% dos casos. No colégio, o risco cai para 30%. O período de transmissão inicia 24 a 48 horas antes do surgimento das lesões da pele e se estende até que todas as vesículas tenham desenvolvido crostas, usualmente 7 a 9 dias.