A Secretaria Municipal de Saúde registrou, desde setembro, 13 casos de varicela, conhecida popularmente como catapora. Os números indicam um surto da doença, já que, desde o início do ano o município não registrava casos.
Segundo a coordenadora de Departamento de Educação em Saúde, Leila Raimundi, a maioria foi nas áreas dos PSF’s do bairro Jardim e Araras. Mas Leila acredita que o número seja ainda maior em função das sub notificações, que são os pacientes que tem a doença, mas não procuram atendimento médico. “Pelo fato da varicela ser uma doença viral e ter um ciclo de duração, os pacientes não procuram atendimento médico. É importante que as pessoas cuidem dos sintomas, e para isso precisam de orientação”, disse.
A varicela é uma doença infecciosa. A contaminação de pessoa para pessoa acontece de 24 a 48 horas antes do surgimento das lesões da pele, e se estende até que todas as vesículas tenham desenvolvido casca, usualmente de 7 a 9 dias. A transmissão se dá através do contato aéreo, de via respiratória para via respiratória ou por contato direto com as lesões vesiculares cujo líquido está cheio de vírus.
Os principais sintomas da doença são, febre de 38 a 38,5°C, mal estar, perda do apetite e dor de cabeça.