A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Mutum está trabalhando na organização do “2º Dia D” de vacinação contra a poliomielite ou paralisia infantil como é popularmente conhecida. No dia 19 todas as unidades do Programa Saúde da Família (PSF) e o Centro de Saúde estarão abertas das 8h às 17h e o Posto de Saúde da Comunidade de Ranchão das 9h às 16h, para aplicar a dose em crianças menores de cinco anos.
De acordo com a coordenação da campanha, na etapa anterior, cujo “Dia D” foi realizado em 20 de junho, as expectativas foram superadas, atingindo 114,84% de cobertura vacinal, com a imunização de 2.500 crianças, sendo que a vacinação se estendeu até o dia 3 de julho. A meta estimada pelo Ministério da Saúde, que se mantém para esta segunda etapa, era proteger 2.177 crianças.
De acordo com a coordenadora da Campanha, enfermeira Simone Menoli, a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar o maior número possível de crianças no Dia D. Posteriormente a esse momento, haverá uma avaliação dos resultados e a vacina continuará sendo aplicada. O Ministério da Saúde não informou, ainda, segundo Simone, qual será o prazo final para o encerramento da imunização.
Não é demais lembrar que a vacina não tem contraindicação. “Todas as crianças na faixa etária prevista devem receber a segunda dose da vacina”, adverte. A enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde observa que o Brasil não tem casos de paralisia infantil há vários anos, porém, a vacinação deve ser mantida porque o vírus viaja e, como está presente em alguns países, poderá novamente chegar ao Brasil. “A vacina é o único meio de manter a doença longe de nossas crianças”, reforça.