A Vigilância Ambiental registrou este ano, 290 notificações de dengue em Nova Mutum. Com o período de chuvas, o setor que coordena os trabalhos em combate aos vetores do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da doença, alerta a população para que redobrem os cuidados básicos contra uma possível infestação.
De acordo com a coordenadora Eliana Albano, mesmo com nenhum caso registrado desde o mês de outubro, as equipes continuam em monitoramento em pontos estratégicos, além do trabalho de bloqueio casa a casa feito pelos agentes de endemias. “O trabalho da Vigilância Ambiental é contínuo. Durante o ano, temos levantando estratégias e agindo em regiões com maiores índices de casos notificados”, explicou, por meio de assessoria.
Eliana reforça ainda que com a realização do Mutirão de Limpeza em combate a dengue iniciado em setembro em parceria com a Secretaria de Obras, Viação e Serviços Urbanos, o município se antecipou na prevenção para o período de chuvas. “O objetivo foi atender todos os bairros na prevenção de casos de dengue antes do período das chuvas, eliminando possíveis criadouros com o auxílio à comunidade na limpeza dos quintais”, observou.
Desde 2009, Nova Mutum teve uma redução de 98% com relação aos casos de dengue no comparativo com ano passado. Este ano, conforme balanço da Vigilância Epidemiológica, foram realizadas 290 notificações da doença, sendo 206 casos confirmados com dengue clássica, 4 deles com complicações; e 80 descartados.
As notificações da doença em Mato Grosso de 1º de janeiro a 25 de outubro deste ano, conforme último boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT) somam o total de 39.010 casos de dengue.
A Vigilância Ambiental recomenda medidas de prevenção simples que devem ser tomadas pela população, entre elas, manter as caixas d”água, tonéis e barris ou outros recipientes que armazenam água totalmente tampados e limpo, lavando-os com escova e sabão semanalmente. Deve-se remover tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas e não deixar que a água da chuva fique acumulada sobre as lajes.
No caso dos vasos de plantas, é preciso encher de areia até a borda os pratinhos dos vasos. Se não tiver colocado areia, o mesmo deve ser lavado com escova, água e sabão, pelo menos uma vez por semana. Deve-se jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como potes, latas e garrafas vazias. Colocar o lixo em sacos plásticos, fechar bem os sacos e deixá-los fora do alcance de animais também é recomendado, além de manter as lixeiras bem fechadas