O aumento nas notificações de dengue nos últimos meses está preocupando os setores de saúde. Ainda assim, não se deve recorrer ao uso do veneno fumacê – como feito em Sinop nas últimas semanas. Entre os meses de agosto e setembro, foram 48 comunicações da doença. Exames ainda serão realizados em outras pessoas suspeitas de ter dengue. No igual período de 2008, haviam sido 18.
Para o coordenador da Vigilância Ambiental, Claudiomiro Vieira, não basta apenas o poder público atuar no combate a doença. É preciso envolvimento da sociedade. “Os mecanismos [de prevenção] nas esferas federal, estadual e municipal são paliativos. Dependem de uma complementação por parte do morador. Porém, acaba em parte sem contribuição”, declarou, em entrevista ao Só Notícias.
Elel destaca que o número de casos da doença no município começou a alterar neste segundo semestre. De janeiro a setembro foram 104 exames realizados. Deste total, 41 positivos para dengue. Quando observadas as estatísticas neste ano as notificações ainda mostram-se abaixo de 2008. Até o presente momento foram 126. Em 2008, outros 315.