A Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgou nesta quarta-feira dados parciais de casos de dengue referentes à segunda semana de janeiro. Até hoje foram notificadas 2.814 ocorrências da doença. Desse total, 86 como graves. Óbitos informados chegam a 9 e estão sob investigação.
Em Cuiabá as notificações atingem a marca de 411, sendo 17 como casos graves. Uma morte em decorrência da dengue é investigada. Em Várzea Grande são 207 situações. Desse número, 18 notificados como casos graves. Foram registrados 3 óbitos que estão sob investigação.
Os municípios que tiveram notificação de morte por dengue até o momento foram Poconé (1 em investigação), Diamantino (1 em investigação), Colniza (1 em investigação) e Rondonópolis (2 casos em investigação).
O Estado apresenta um incremento de 148.15% de notificações de dengue, se comparado ao mesmo período de 2009 quando apresentou um total de 1.134 registros.
O governo de Mato Grosso renovou a parceria do Estado com Cuiabá e Várzea Grande no combate a dengue, com a contratação das patrulhas mecanizadas, que realizam o mutirão para remoção de lixo de residências e terrenos baldios nas duas cidades, por mais 30 dias. Neste período também será feita a entrega das novas máquinas para os consórcios rodoviários.
Aproximadamente R$ 1,2 milhão serão liberados aos municípios de Mato Grosso em situação de epidemia para promover ações contingenciais de controle da doença. O recurso está sendo disponibilizado pelo Fundo Estadual de Saúde direto nas contas dos municípios e beneficiará Alta Floresta, Araputanga, Aripuanã, Alto Garças, Barra do Garças, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Colíder, Cuiabá, Indiavaí, Jaurú, Juina, Lucas do Rio Verde, Matupá, Mirassol do Oeste, Nova Brasilândia, Nova Ubiratã, Paranatinga, São José dos Quatro Marcos, Rondonópolis, Santa Carmem, Sapezal, Sinop, Sorriso, Vale de São Domingos e Várzea Grande.