sexta-feira, 20/setembro/2024
PUBLICIDADE

Nortão: vice-prefeito aponta suspeita de mortes por H1N1

PUBLICIDADE

O médico e vice-prefeito de Tapurah, Sérgio Borges de Melo, afirmou, ao Só Notícias, que está sendo investigada a suspeita de que duas crianças morreram após contraírem a gripe H1N1. O primeiro óbito foi de um bebê, de 10 meses, ocorrido na sexta-feira (2). “Aparentemente parecia uma broncoaspiração [entrada de substâncias estranhas nas vias aéreas], porém, o caso evoluiu muito rápido. Foi necessário fazer necropsia para indicar a real causa”, explicou.

A segunda morte foi de uma criança, de 8 anos, na terça-feira (6), com suspeita da doença. De acordo com o médico, o garoto teria chegado ao hospital do município, na segunda-feira (5), com sintomas característicos de dengue. Porém, como o quadro se agravou, ele foi transferido para o Hospital Regional em Sorriso, onde faleceu após algumas horas de internação e a suspeita passou a ser H1N1.

Nos dois casos foram coletados exames e os resultados devem sair nos próximos 15 dias.

Segundo Melo, o município enfrenta atualmente “um quadro gripal muito violento. Muitas crianças estão chegando ao hospital com febre alta, até 39,5 graus. Hoje tive que encaminhar três crianças para Sorriso. Um outro rapaz também já está internado no município, há três dias”, explicou.

Uma vacinação está prevista para ocorrer nos próximos dias. “O grupo de risco será vacinado. São duas mil doses, que vem de Sinop, distribuídas principalmente para as crianças, gestantes, pacientes com diabetes e outras doenças”.

O município também trabalha com a orientação da população sobre os principais sintomas. “O clima da nossa região pode ser um dos fatores agravantes para o quadro gripal”.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE