PUBLICIDADE

Nortão: medida deve agilizar atendimentos para cirurgias eletivas

PUBLICIDADE

As filas de espera por exames, consultas e cirurgias pelo Sistema Único de Saúde começam a andar em Mato Grosso. Nesta manhã, na Escola de Saúde Pública em Cuiabá, o Governo do Estado assinou com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT) resoluções que se propõem a reduzir as filas por procedimentos cirúrgicos eletivos de Média e Alta Complexidade dentro do Plano de Ações da Saúde (PAS da Saúde).

As resoluções de pactuação aprovada pela Comissão Intergestora Bipartite (CIB) estadual, assinada nesta segunda-feira, vão garantir a princípio atendimento a 6.167 pacientes do SUS de Cuiabá e mais 11 municípios mato-grossenses. Conforme a presidente do Cosems, Andréia Fabiana dos Reis, são resoluções de projetos que estavam no aguardo de recursos do Ministério da Saúde que o Estado entendendo a necessidade vai financiar dentro do PAS.

"A visão do governador vai trazer um novo ânimo aos gestores municipais que vêm batalhando para resolver os problemas na Saúde do seu município", disse a presidente do Cosems, ao lembrar que alguns prefeitos chegam a injetar mais que os 15% de recursos na área. Para implementar mais esta ação, o Estado faz um investimento total de R$ 2.142.023,08 do Fundo da Média e Alta Complexidade.

O governador do Estado, Silval Barbosa, lembrou que o Governo desenvolve o PAS com os recursos dentro do orçamento, mas se necessário vai analisar junto a Assembleia Legislativa a possibilidade de criar um fundo específico para investimentos à saúde. "Se preciso para atender todos os municípios com um mínimo de estrutura necessária", completou o chefe do Executivo estadual.

A princípio as medidas irão atender a Cuiabá, Guarantã do Norte, Juara, Juina, Peixoto de Azevedo, Rondonópolis, Sapezal, Terra Nova do Norte, São Felix do Araguaia, Várzea Grande e Água Boa. Com atendimentos em oftalmologia (implantes, procedimentos cirúrgicos, tratamento de Glaucoma, Catarata, tratamento a lazer, entre outros); Urologia, Ginecologia, Oncologia, Angiologia, Cirurgias de Hérnia e Videolaparoscopias.

As ações do PAS já realizam 21 procedimentos para atender a 18 mil usuários do SUS da Capital e interior. Os técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT) visitam os Hospitais Regionais e também firmam convênios com os filantrópicos para o reforço no atendimento, além de unidades e laboratórios da rede particular contratados. Os hospitais regionais serão reestruturados também, conforme o governador.

Andréia Reis argumentou ainda que a assinatura das resoluções pelo Governo "dá a segurança que a Saúde tem sido caro chefe deste governo e demonstra a importância que é investir em saúde no nosso Estado. Silval destacou a parceria reafirmada com o Cosems."Só vamos conseguir avançar na área da Saúde se houver um envolvimento de cada um", complementou o governador de Mato Grosso.

O presidente da AL, deputado estadual José Riva, reforçou o discurso do chefe do Estado ressaltando que essa é uma luta que não só do município ou só do governo estadual, mas buscar a parceria, os recursos, do Governo Federal. Participaram ainda do ato, o secretário de Estado de Saúde, Augusto Amaral, deputado estadual Sérgio Ricardo, dirigentes dos 16 Escritórios Regionais de Saúde e demais representates das Secretarias Municipais de Saúde.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso tem mais de 500 captações de córneas em um ano

O Estado de Mato Grosso, por meio da secretaria...

Sinop: UBSs terão horário estendido e programação especial para homens no dia 28

A secretaria de Saúde está com uma programação especial...

Hospital Santa Casa promove mutirão de cirurgias pediátricas em Cuiabá

O Hospital Estadual Santa Casa, mantido pela secretaria estadual...
PUBLICIDADE