A campanha de vacinação contra a raiva animal deve ser desenvolvida apenas em setembro no Estado e a estimativa é que pouco mais de 72 mil animais sejam vacinados entre as 14 cidades que integram o Escritório Regional de Saúde sinopense. Destes, são cerca 59,7 mil cães e 12,4 mil gatos.
Em Sinop, segundo o escritório, a campanha deverá atingir 25,5 mil animais, sendo cerca de 21,2 mil cachorros e 4,2 mil gatos. Em Sorriso, a estimativa é imunizar 12,5 mil animais (10,8 mil cães e 1,7 mil gatos). O terceiro maior número é em Lucas do Rio Verde com 7,1 mil animais (6,2 mil e 925 respectivamente).
Em alguns municípios, como Lucas do Rio Verde, Santa Rita do Trivelatto e União Sul, a vacinação está sendo antecipada na região de zona rural, devido as dificuldades de acesso na área no período de chuvas. Em Santa Rita, a meta é atingir 1,4 mil animais e, em União, são 1,2 mil.
A raiva é uma zoonose viral, que se caracteriza como uma encefalite progressiva aguda e letal. Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la. A doença apresenta dois principais ciclos de transmissão: urbano e silvestre, sendo o urbano passível de eliminação por se dispor de medidas eficientes de prevenção, tanto em relação ao ser humano, quanto à fonte de infecção.