PUBLICIDADE

Nortão alerta para vacinação contra febre amarela

PUBLICIDADE

Mesmo sem ter casos da doença há alguns anos, Alta Floresta também aumentou o alerta e intensificou a vacinação contra febre amarela depois de alguns casos suspeitos na região Centro-Oeste. As doses são disponibilizadas em todos os postos de saúde, que atendem de segunda a sexta-feira.

O coordenador de Vigilância Epidemiológica, Claudiomiro Vieira, destacou que a maior preocupação é que a transmissão ocorre pelo mesmo mosquito da dengue, que se reproduz facilmente neste período, com o acúmulo de águas de chuvas em lixos nos quintais e terrenos baldios.

O Escritório Regional de Saúde de Sinop também está oferecendo doses da vacina para os municípios da região. Alguns macacos morreram em Marcelândia, e a cidade ficou em alerta. O último caso registrado na região foi em Nova Ubiratan, no ano passado, que levou o paciente a óbito.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) alertou todos os pólos de saúde para tomar as medidas necessárias e evitar a contaminação. Os pacientes que apresentem febre aguda, de até sete dias, que sejam residentes ou que tenham visitado área de transmissão viral nos últimos 15 dias, que não tenha sido vacinado contra a febre amarela ou que não se lembre da data de sua última vacina contra a doença, devem ficar atentos.

A vacina deve ser aplicada em todas as crianças a partir de 9 meses de idade, e posteriormente, a cada 10 anos.
A febre amarela é uma doença infecciosa, causada pelo vírus amarílico, que ataca o fígado e outros órgãos dos humanos e que, se não for tratada, pode levar à morte.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE