PUBLICIDADE

Nortão: 5 cidades esperam Hospital de Alta Floresta retomar atendimento total

PUBLICIDADE

O Consórcio Intermunicipal de Saúde Alto Tapajós aguarda decisão da prefeita de Alta Floresta, Maria Izaura, sobre a retomada dos atendimentos eletivos, no hospital Albert Sabin, para moradores das cinco cidades que compõem a entidade (Carlinda, Apiacás, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde e Paranaíta) no hospital municipal Albert Sabin. De acordo com o presidente e prefeito de Nova Bandeirantes, Valdir Pereira dos Santos, é esperada reunião entre a prefeita e os médicos da unidade. “A situação [de atendimento] ainda está indefinida. Ficou pré-definido que Alta Floresta retornará ao consórcio”, explicou, ao Só Notícias. Falta definir quando.

Izaura e prefeitos dos municípios do consórcio se reuniram na última sexta-feira. De acordo com Valdir, foi pactuado o retorno de Alta Floresta para gestão do consórcio, no próximo ano, apesar de ainda não ocorrer a volta imediata da referida prefeitura à entidade, o que dependerá da reunião entre Maria Izaura e médicos. “Ela [Maria Izaura] disse que só depende dos médicos e marcou para quinta reunião com eles”, reforçou. Ainda segundo Valdir, a decisão a ser anunciada pela gestora será repassada em audiência com o secretário de Saúde Estadual, Pedro Henry, no mesmo dia. “Vamos aguardar até quinta-feira, enquanto isso os moradores são atendidos só na emergência e urgência”, explicou.

Conforme Só Notícias informou, a mudança nos atendimentos dos hospital (com casos considerados eletivos apenas aos munícipes de Alta Floresta) foi anunciada no início da última semana, após Floresta confirmar, também, sua saída do consórcio. Na ocasião, a prefeitura explicou que as medidas foram adotadas após problemas envolvendo a entidade e os médicos, que estariam há cerca de dois meses sem receber os honorários. O hospital Alberto Sabin, sediado em Alta Floresta, atende os pacientes da região e as prefeituras integrantes do consórcio ajudam bancar as contas.

Outro motivo destacado pela administração, por meio de assessoria de imprensa, foi a não destituição, a princípio, de Wilson Brizola do cargo de secretário executivo do consórcio, solicitado por Alta Floresta, e que teria sido atendido na última sexta-feira, após a nova reunião.

Por assessoria, a prefeita Maria Izaura afirmou que, além da conversa com os médicos, o retorno imediato da prefeitura para o consórcio dependerá de um estudo mais aprofundado da real situação da entidade. “Além do mais, será preciso que os secretários de Saúde de todos os municípios refaçam a pactuação para compra de serviços, que será colocada em segundo plano e reduzida, ou mesmo cancelada, se necessário for – a não ser que haja reajuste do valor per capita das prefeituras”, explicou.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE