PUBLICIDADE

Mutirão de exames contra câncer atrai mulheres em Sinop

PUBLICIDADE

Foi realizado no último sábado o mutirão de exames do câncer de mama e do colo do útero e cerca de 760 mulheres compareceram nas unidades de saúde pública de Sinop. Um balanço da Secretaria de Saúde apontou que somente neste ano, 18 mulheres morreram vítimas de câncer. Quatro delas foram de mama. O câncer de colo de útero, de ovário, pulmão, reto e de colon aparecem empatados com dois registros. As estatísticas também englobam o de esôfago, fígado, intestino e via biliar com um cada.

“Só este ano em Sinop o câncer tirou a vida de 18 mulheres. Sabemos que a doença tem um grande índice de cura se diagnosticada precocemente, por isso, realizamos um mutirão para conscientização e exames”, explicou Cecília Nogami, coordenadora de Vigilâncias em Sinop, por meio da assessoria.

Nogami alerta as mulheres que não realizaram exames de preventivo e de mama nos últimos meses devem comparecer nos PSF (Posto de Saúde da Família) mais próximos de suas casas. “As unidades estão preparadas para atendê-las. É um exame simples e muito importante. Para fazer a coleta do preventivo, a mulher não pode estar menstruada, usando pomada vaginal ou ter praticado relação sexual sem camisinha durante os dois dias que antecedem o exame. Em muitos casos é a diferença entre viver e morrer”, destacou Cecília.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE