O mutirão de combate a dengue concentrará os trabalhos na área central, no sábado (27). O responsável pelo setor de combate a endemias, Cesário Alves Rocha, informou que 90 pessoas, entre agentes comunitários de saúde, agentes de combate a endemias e voluntários do Tiro de Guerra devem participar. Eles sairão às 7h30 da sede da Secretaria municipal de Saúde, na avenida das Figueiras, e percorrerão toda a área central da cidade para eliminar criadouros do aedes aegypti e orientar a população em relação ao agente transmissor da dengue. A expectativa é que os trabalhos sigam até às 12h.
Cesário pontua que “os mutirões buscam principalmente a conscientização, demonstrando para a população o quanto cuidados básicos como tampar caixas d`água e eliminar objetos que possam acumular água da chuva são fundamentais na eliminação do criadouro do mosquito. São ações pequenas, cotidianas, do nosso dia a dia, mas essenciais no combate a dengue”, disse, por meio da assessoria.
Na terça-feira (23), uma equipe esteve no bairro Jardim Celeste e 1.510 imóveis foram visitados. Três criadouros foram eliminados. Na semana anterior, o bairro Jacarandás foi alvo do mutirão e contabilizou 1.629 imóveis fiscalizados e oito focos eliminados. O Alto da Glória também recebeu uma equipe que percorreu 1,5 mil moradias realizando bloqueio químico, orientações e vistorias em calhas.
Conforme Só Notícias já informou, de 1º janeiro a 25 deste mês, o número de casos graves da dengue em Mato Grosso aumentou em uma semana, passando de 45 para 57. O registro de notificações também teve um crescimento e de 28.280 casos da doença, na semana passada, foi para 29.433, nesta. Sinop continua liderando o ranking de notificações com 3.730 casos e também o número de mortes com duas confirmadas e uma sob investigação.