A campanha antirrábica deste ano nos municípios mato-grossenses ainda não tem data para ser realizada. Isto porque é aguardada a definição do Ministério da Saúde em relação ao envio das vacinas contra raiva animal, que deverão ser aplicadas em cães e gatos. Tradicionalmente, a campanha ocorre em agosto.
O atraso no calendário foi anunciado pelo ministério ainda em setembro, quando confirmada a importação de 10 milhões de doses para cobertura nos estados do Norte e do Nordeste. Para os demais, entretanto, a produção das vacinas foi concentrada no Paraná, sob a supervisão técnica do governo. Não foi informado se já ocorreu a distribuição para os Estados.
Ano passado, a estimativa de imunização em Mato Grosso era de aproximadamente 618,6 mil animais, entre cães e gatos, no entanto, o procedimento foi suspenso pelo Ministério após a constatação de efeitos graves e mortes de vacinados. No mês passado, o jornal Folha de São Paulo publicou notícia informando o resultado de uma análise feita pela USP, que apontava excesso de proteínas bovinas na vacina antirrábica distribuída pelo Ministério na referida campanha. A grande quantidade teria desencadeado as reações e, também, as mortes.