Mato Grosso tem, de 1º de janeiro até hoje, 42.787 casos notificados (2,3 mil a mais que no mesmo período do ano passado), sendo que 910 foram considerados graves, no balanço divulgado, esta manhã, pela Secretaria Estadual de Saúde. Há 53 mortes confirmadas – uma a mais que no relatório anterior. Outros 9 óbitos são investigados.
A secretaria aponta que, em Sinop, este ano, há 9 mortes confirmadas e é esperado resultado laboratorial de outra. Em Rondonópolis morreram 6 por dengue. Em Cuiabá há 4 mortes confirmadas e 5 sendo investigadas. Várzea Grande também teve 4 vítimais fatais, mesmo número de Primavera do Leste.
Com o início do período das chuvas, a população deve redobrar as atenções para combater o mosquito transmissor da doença. Medidas de prevenção:
• Manter a caixa d"água, tonéis e barris ou outros recipientes que armazenam água, totalmente tampados e limpos na sua parte interna (lavados com escova e sabão semanalmente)
• Remover tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas e não deixar a água da chuva acumular sobre as lajes.
• No caso dos vasos de plantas, encher de areia, até a borda, os pratinhos dos vasos. Se não tiver colocado areia no pratinho da planta, lavar o mesmo com escova, água e sabão, pelo menos uma vez por semana, fazendo o mesmo com vasos de plantas aquáticas.
• Jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como potes, latas e garrafas vazias. Colocar o lixo em sacos plásticos, fechar bem esses sacos e deixá-los foram do alcance de animais.
• Manter lixeiras bem fechadas.