PUBLICIDADE

MT: mulheres estão vivendo em média 7 anos a mais que homens

PUBLICIDADE

A expectativa de vida da população mato-grossense aumentou três anos em uma década. Se em 1999 a esperança média de vida era de 70,7 anos, no ano passado, passou a 73,7 anos, crescimento de 4,2% em dez anos. As mulheres estão vivendo em média sete anos a mais que os homens. A constatação é da Síntese de Indicadores Sociais (SIS), divulgada nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).

A tendência, no Estado, acompanhou as estatísticas nacionais. No Brasil, a expectativa de vida na década aumentou três anos, com as mulheres também alcançando as melhores taxas. Em 1999 a esperança de vida dos brasileiros era de 70 anos e, em 2009, chegou a 73,1.

Conforme o IBGE, a expectativa de vida das mulheres avançou de 73,9 anos para 77 anos e, dos homens, de 66,3 para 69,4 anos. Em Mato Grosso, no ano passado, a taxa para o sexo feminino era de 77,4 anos. Os homens, por sua vez, viviam até a idade média de 70,1 anos. A diferença entre um sexo revela, em parte, a maior atenção dada pelas mulheres em relação à saúde.

No Centro-Oeste brasileiro a expectativa de vida passou de 71,4 anos em 1999 para 74,3 anos, com alta em todos os Estados. Em Goiás a população passou a viver mais ao longo desses dez anos: de 71,1 anos para 73,9 anos. Em Mato Grosso do Sul, de 71,4 anos 74,3 anos. No Distrito Federal, 73,2 anos para 75,8 anos, sendo nesta localidade verificada a maior taxa de esperança de vida.

Por outro lado, o IBGE aponta que o aumento da esperança de vida ao nascer em combinação com a queda do nível geral da fecundidade resulta nos aumentos absoluto e relativo da população idosa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE