O governo de Mato Grosso criou um grupo de trabalho para a execução do Plano de Ação em Hemoterapia nas Urgências e Emergências no Estado para a Copa do Mundo, em junho, e a execução de ações que garantam a auto-suficiência das unidades em hemocomponentes e hemoderivados em eventos de grande porte e situações inusitadas. O processo compreende todos os serviços que coletam, processam e testam o sangue de doadores ou distribuem hemocomponentes, podendo ou não realizar transfusão. O MT Hemocentro aponta a necessidade de pelo menos 60 bolsas de sague por dia para manter o estoque regulado.
O grupo será supervisionado pela Diretoria do MT Hemocentro, sediado em Cuiabá. Durante a execução das ações, os servidores com jornada de 30 horas semanais passarão a laborar 40 horas, configurando Regime Extraordinário de Trabalho. O prazo previsto para início das atividades é ainda este mês e em dezembro, podendo ser prorrogando de acordo com a necessidade.
São mantidas às condições funcionais afeitas aos servidores envolvidos e ao fim dos trabalhos os mesmos retornarão as suas atividades ordinárias. Os servidores em usufruto de férias e licenças, em razão do manifesto interesse público, terão suspensos o gozo e reagendados mediante o respectivo registro funcional.