Mato Grosso, que ocupa agora a quinta posição no ranking nacional de estados endêmicos para a hanseníase em proporção aos casos novos, promove mais uma ação de combate aos casos da doença que é o chamamento de pessoas que convivem com os doentes para a realização de exames (chamados de Exames de Contatos). O Exame de Contatos é uma atividade necessária para identificar e tratar precocemente novos casos de hanseníase proporcionando o acesso ao diagnóstico correto, o tratamento e cura do possível paciente, segundo o coordenador do Programa Estadual de Controle da Hanseníase da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT), Cícero Fraga.
"Precisamos mobilizar as comunidades para que busquem as unidades de forma espontânea e realizem o exame de pele e de nervos, que é simples, rápido e que pode diagnosticar precocemente a hanseníase diminuindo o tempo de tratamento e a instalação de sequelas", reforçou o coordenador.
As crianças ou menores de 15 anos são mais susceptíveis a hanseníase, geralmente adquirindo a doença quando há um paciente contaminante na família.