A lista de espera por exames, consultas e cirurgias conta com 124.022 procedimentos a serem realizados em Mato Grosso. Os casos são de média e alta complexidade demonstrando que centenas de pessoas aguardam por atendimento. São 3.283 pacientes esperando por cirurgias, 57.872 e 62.867 exames e consultas a serem realizados, respectivamente. Diante do cenário, a CPI da Saúde se reuniu com os secretários de saúde Agostinho Moro e Maurélio Ribeiro para discutir meios de atender a demanda de pacientes.
O deputado Sérgio Ricardo (PR), que preside a CPI, destacou que muitas famílias procuram a Assembleia Legislativa na tentativa de receberem atendimento médico, citando o caso de uma menina de 10 anos, de Juína, que há 1 mês teve fratura exposta e sofre com infecção por ter sido colocada na fila de cirurgia eletiva. A situação de um paciente de Rondonópolis, que há 50 dias aguarda por um cateterismo também foi lembrado para mostrar o drama das famílias, que não têm dinheiro para pagar atendimento particular.
O parlamentar sugeriu ao Estado e Município a realização de convênios, bem como a negociação para adquirir o Hospital das Clínicas, que está abandonado. Moro destacou que a situação está em estudo e garantiu que tem interesse em resolver o problema, juntamente com o secretário Ribeiro, com quem esteve reunido para discutir os problemas e carências da Capital e viabilizar meios de atendimento.