O Ministério Público Federal abriu inquérito civil público para apurar supostas irregularidades no Programa Farmácia Popular, do governo federal, em três farmácias do Norte e Médio-Norte, sendo duas em de Alta Floresta e outra em Lucas do Rio Verde. Os procedimentos tiveram início a partir de auditoria feita pelo Ministério da Saúde e dependendo do andamento do caso, podem resultar em penalidades como desligamento do programa e condenação a ressarcimento. Demais detalhes não foram divulgados.
No portal do Ministério da Saúde, o governo informa que o programa foi criado em 2004 para ampliar o acesso aos medicamentos para as doenças mais comuns . ele possui uma rede própria de farmácias populares e a parceria com farmácias e drogarias da rede privada, chamada de "Aqui tem Farmácia Popular".
As unidades próprias contam 112 medicamentos, mais os preservativos masculinos, os quais são dispensados pelo seu valor de custo representando uma redução de até 90% do valor de mercado. A condição para a aquisição dos medicamentos disponíveis nas unidades, neste caso, é a apresentação do CPF juntamente com uma receita médica ou odontológica.