Moradores do bairro Veneza, em Lucas do Rio Verde, fazem hoje e amanhã um arrastão para coletar lixos em seus quintais e assim prevenir contaminação da dengue. O acúmulo de água em latas, pneus, plásticos, no período chuvoso, contribui para a proliferação do mosquito e aumenta o número de casos da doença.
No primeiro semestre, o município conseguiu reduzir cerca de 50% os casos registrados em comparação com o ano anterior, quando teve um elevado número de contaminações. Entre os meses de janeiro a junho de 2005, a secretaria notificou 700 casos. Este ano, estes número caíram para 117.
O trabalho é organizado pelas Secretarias de Saúde e Agricultura, em parceria com empresas que trabalham com coleta de entulho no município. Moradores recolherão o lixo e pagarão apenas R$ 10 pela coleta por conteinêr utilizado. Se duas residências utilizarem apenas um conteinêr pagarão apenas R$ 5 cada.
O restante do valor -50%- será pago pela prefeitura. Se os resultados deste trabalho forem positivos devem ser repetidos em outros bairros da cidade.